quarta-feira, 22 de abril de 2015

"O mundo não precisa de heróis, precisa de humanos"




    Catástrofes por todo lado, pessoas passando fome e indivíduos abusando do poder. As riquezas concentradas nas mãos da minoria enquanto igualdade social são apenas duas palavras a serem estudadas, um sonho que está longe de ser concreto em um planeta que caminha cada vez mais para a ruína. Olhar de uns, exagero para outros. É fácil eu apresentar um ponto de vista melhor, mais confortável e aceitável quando estou olhando para a tela de um computador ou de um celular com milhões de crianças passando fome, assassinatos ocorrendo simultaneamente em todo o mundo e o homem fazendo com que a política seja uma arma para proteger alguns, escravizando outros. Partindo deste ponto de vista, o que será que o mundo precisa?

   Muitos diriam um herói. Alguém com qualidades boas perante os olhos além de uma ética inquestionável. Uma pessoa que tenha muito poder em mãos e uma administração impecável. Ou então uma organização que realmente se preocupe com o bem estar dos necessitados, visando cada dia mais melhorar o ambiente em que se foca. Mas eu quero ir um pouco além, acima dessas ideias já apresentadas. Ideias estas que mesmo sendo plausíveis, nos mostra um objetivo muito difícil de se alcançar, um caminho muito distante á ser trilhado.


   Certa vez, um filosofo muito famoso, Weber para ser mais exato, concluiu que  o indivíduo que molda a sociedade. Acontece que a moral que recebemos está ferida, com brechas e não procuramos consertá-la mais. Se cada indivíduo tirasse a ideia de trabalhar para conseguir apenas para si, se não fosse egocêntrico, teríamos uma realidade totalmente diferente. Permita-me exemplificar para você obter uma compreensão melhor e acompanhar meu raciocínio. Estamos em um sistema capitalista, e sendo assim, somos trabalhadores assalariados. Se cada trabalhador assalariado no fim do mês comprasse um pacote de arroz ou então uma coberta, roupa... Enfim, algo útil para quem não possui e distribuísse, não melhoraria em grande escala?

   O mundo não precisa de pessoas que fiquem indignados contra corrupção, fome e miséria assolando vários povos, muito menos de heróis, mas precisa de pessoas simples, que resolvam se dedicar a resolver este problema, que não se põe no centro de tudo, e somente porque está tudo bem consigo, está em uma sociedade aceitável. O mundo não precisa de heróis, precisa de humanos...

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistas

Postagens recentes