quinta-feira, 9 de abril de 2015

"Um caminho, uma conversa e um engano"

   
 








         Recentemente, em uma viajem onde eu retornava da casa de minha mãe em direção a minha (aproximadamente 80 km de distância), encontrei um jovem pedindo carona. Sempre gosto de ceder ajuda, e como na maioria das vezes, assim o fiz. Conversa vai e conversa vem, entramos no assunto que pretendo decorrer neste texto.

    Segundo ele, que era compromissado, na noite anterior tinha ido a um baile chamado Baile de Aleluia. “Pegou geral” e até mostrou-me vários números de telefones que tinha conseguido na festa. Sim, eu sei que era um pouco de lábia, mas para ele, aproveitar a vida é sair, beber e pegar geral. Não que eu queira generalizar agora, mas infelizmente uma parte significativa dos jovens considera que aproveitar a vida se resume no pensamento dele. Mas por que?


  Segundo o dicionário informal, aproveitar significa: “Usufruir de maneira vantajosa, apropriar-se do momento oportuno para realizar algo que convém.” Quando olhamos para o significado real desta palavra, vemos que tanto jovens quanto adultos usam tal frase para esconder o vazio que há dentro de si, além de gostar de usufruir de tudo e de todos. Por favor, dê um ênfase em gostar de usufruir de todos. Penso eu que se passa na cabeça deles as seguintes perguntas: Por que ser apenas de uma pessoa enquanto posso ser de vários? Porque beber pouco enquanto posso encher a cara?... Com pensamentos assim, acabam achando que isso é aproveitar a vida. Nada contra quem bebe até cair, pega geral na balada e seu lema é “eu não presto mesmo”, mas sou contra dizer que isso é aproveitar a vida. Mesmo que essa frase fosse relativa e mudasse de pessoa para pessoa, que vantagem há em pegar várias (os) em uma noite só? Conseguiu ser homem ou mulher apenas depois que fez isso?Ainda aproveito o momento para perguntar: Que vantagem tem em encher a cara? Logo, se não há vantagem, não é aproveitar a vida. 



  Estudar por anos é aproveitar a vida, pois, é usufruir de maneira vantajosa assim como trabalhar, praticar amor em família, ser alguém, ter dignidade... Desculpe-me, por favor, mas não tenho razões para crer que beber e pegar geral são formas de aproveitar a vida... Poderia continuar usando o termo apropriar-se do momento oportuno, mas ficaria um texto muito extenso. Por que não em outro post? Bom, se você pensa diferente ou então se discorda, adoraria ver seu comentário para que pudéssemos dialogar um pouco. E você que concorda, dê ao menos um alô para eu saber que esteve aqui... Abraços!!



                                                   

                        Link do dicionário:
     http://www.dicionarioinformal.com.br/aproveitar/

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais vistas

Postagens recentes